sexta-feira, 29 de julho de 2016

RENASCIMENTO DO FRANCISCANISMO - DIVALDO FRANCO


RENASCIMENTO DO FRANCISCANISMO
Artigo de Divaldo Franco publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 28-07-2016
Quando a Idade Média afogava-se na ignorância e o mundo em sombras dependia totalmente dos impositivos da fé religiosa, governava a Igreja o papa Inocêncio III. 

Considerado o homem mais poderoso do mundo, nomeava imperadores e reis, despojava-os do trono, condenava à morte e ao exílio as criaturas ou as libertava, promovia guerras e estabelecia paz, vivendo sob a pompa quase ultrajante ao Evangelho, na sede do seu império. 

O mundo era um oceano de superstições e de medos. Os séculos XII e XIII estertoravam, enquanto os aquinhoados pelo poder de qualquer natureza desfrutavam do prazer e da insensatez. Foi nesse momento que surgiu a figura apostolar de Francesco Bernardone, que se tornaria o grande Trovador de Deus.
Após encontrar Jesus, despiu-se de tudo que era exterior, superou o ego e, apaixonado pelo Carpinteiro galileu, mudou a história da humanidade. A partir dele a ecologia nasceu, a literatura adquiriu brilho e o amor resplandeceu como jamais dantes em incontáveis corações. Seus poemas e cânticos deram início à futura Renascença e o seu vulto derramou luz mirífica sobre a sociedade do seu e de todos os tempos futuros. 

Em Quito, a bela capital do Equador, onde estive há apenas dois dias, visitei a igreja e o museu que lhe guardam a memória da existência e o monastério que lhe evoca os passos, em incomparável trabalho em talha de madeira pintada com ouro pela notável Escola quitenha.
Revivi os inolvidáveis dias da jornada franciscana que contribuiu significativamente para a vivência do Evangelho de Jesus. Renúncia, solidariedade, compreensão e amor espraiaram-se pela Terra desde então, e mesmo aqueles que se dizem ateus, agnósticos ou materialista amam Francisco, tocados por significativa ternura. 

Na atualidade científica e tecnológica, rica de sofrimentos e de desencantos, graças ao Papa Francisco, que é jesuíta vivendo a conduta franciscana, ocorre o renascimento do Pobrezinho de Deus, convidando-nos à reflexão e à solidariedade.
DIVALDO PEREIRA FRANCO
Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.
Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -
Redação: (71) 3340 - 8800 Email - opiniao@grupoatarde.com.br

23 comentários:

  1. So posso dizer gratidão!!Amo a conduta Franciscana!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Amo tudo que Divaldo fala, nossa ele desista em mim uma paz no momento da angústia!! Nessas horas, procuro seis textos, palestras. Obrigada Divaldo, gratidão

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso!!!! Precisamos muito ouvir esses ensinamentos!!!! Abraços afetuosos

    ResponderExcluir
  4. Texto maravilhoso!!!! Precisamos muito ouvir esses ensinamentos!!!! Abraços afetuosos

    ResponderExcluir
  5. Como tudo o que Divaldo fala, sempre com muito congecimento e respeito. Divaldo, ser de uma luz inesplicavel...sua fala toca o nosso coração com uma magnitude de imensa luz.




    jozildo Ramalho

    ResponderExcluir
  6. Como tudo o que Divaldo fala, sempre com muito congecimento e respeito. Divaldo, ser de uma luz inesplicavel...sua fala toca o nosso coração com uma magnitude de imensa luz.




    jozildo Ramalho

    ResponderExcluir
  7. Como tudo o que Divaldo fala, sempre com muito congecimento e respeito. Divaldo, ser de uma luz inesplicavel...sua fala toca o nosso coração com uma magnitude de imensa luz.




    jozildo Ramalho

    ResponderExcluir
  8. São Francisco. O homem, o snato, o irmão de Jesus, sempre a nos exortar para estarmos na presença de Deus com a consciência tranquila de termos feito o melhor que podemos para não nos censurarmos.o9

    ResponderExcluir
  9. Entender a prática do amor e distribuir a todos é a essência da caridade. E amor a si e so próximo.
    Agradeço a desejo que recebamos esta inspiração através do irmão Divaldo.
    Deus no abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Entender a prática do amor e distribuir a todos é a essência da caridade. E amor a si e so próximo.
    Agradeço a desejo que recebamos esta inspiração através do irmão Divaldo.
    Deus no abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Tempos significativos estamos vivendo, necessitando de estudo e reflexão sobre nossa conduta íntima que reflete o cotidiano, Deus em su infinita misericórdia, socorre-nos trazendo ao nosso encontro esses irmãos mais velhos, Franciscos e Divaldos, a nós mostrar pelo exemplo como percorrer os caminhos indicados por Jesus. Se quisermos ser felizes, sigamos! Não é fácil, mas é prazeroso e doce o fruto.

    ResponderExcluir
  12. Tempos significativos estamos vivendo, necessitando de estudo e reflexão sobre nossa conduta íntima que reflete o cotidiano, Deus em su infinita misericórdia, socorre-nos trazendo ao nosso encontro esses irmãos mais velhos, Franciscos e Divaldos, a nós mostrar pelo exemplo como percorrer os caminhos indicados por Jesus. Se quisermos ser felizes, sigamos! Não é fácil, mas é prazeroso e doce o fruto.

    ResponderExcluir
  13. Tenho profundo respeito pelo Sr Divaldo e acho impressindivel suas publicações. Obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  14. Lindo texto, curto, simples, porém engrandecedor na riqueza de informação e compaixão. Textos assim agradam a todos. Grande Divaldo, vc é um homem de luz!!!!

    ResponderExcluir
  15. Francisco de Assis e nosso papa Francisco são grandes exemplos para a humanidade. E nosso querido Divaldo Franco sempre tão coerente e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  16. Francisco de Assis é Amor.
    Adorei as palavras de Divaldo Franco.

    ResponderExcluir
  17. Francisco de Assis é Amor.
    Adorei as palavras de Divaldo Franco.

    ResponderExcluir
  18. Não podemos esquecer o profundo amor de FRANCISCO por toda a obra de DEUS representada pela natureza e pelos animais a quem chamava de irmãos.
    Pois segundo sabemos temos todos, inclusive o universo, um só PAI.

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto, que Deus lhe ilumine sempre Divaldo, que o Amor de são Francisco, esteja com você,

    ResponderExcluir
  20. Antes de Divaldo nunca tinha ouvido falar sobre esse genial Francisco. Por isso q respeito demais às publicações e palestras desse nosso anjo q tem muitos dons inclusive o da palavra que alavanca nossa fé! Gratidão sempre!

    ResponderExcluir
  21. Hoje tomei conhecimento deste texto. Que linfo, não sabia direito a história franciscana. PTabens pela coluna

    ResponderExcluir
  22. Comentário acima foi de Marta e não Dory..

    ResponderExcluir