terça-feira, 29 de novembro de 2016

DIVALDO FRANCO RESPONDE SOBRE MORTES COLETIVAS






No livro Divaldo Franco responde Vol.1, editado pela Intelítera Editora (www.intelitera.com.br), tem um capítulo, em que o médium e orador Divaldo Franco responde sobre mortes coletivas, na visão espírita. Na ocasião havia ocorrido o grave acidente da TAM que se chocou com um prédio próximo ao aeroporto de Congonhas, em 17 de julho de 2007.

Reproduzimos aqui algumas das respostas de Divaldo Franco, em função do grave acidente aéreo com a equipe de futebol do Chapecoense,  que chocou o Brasil.


PROPÓSITO DE DEUS NAS MORTES COLETIVAS
1)   Periodicamente a humanidade é surpreendida com acontecimentos que causam a morte de muitas pessoas, algumas decorrem de eventos da natureza como tsunamis, terremotos ou desabamento de terra, outras já decorrem da ação do homem, como o acidente de avião. Recentemente, nós tivemos, em São Paulo, um acidente muito grave em que um avião da TAM se chocou com um prédio. Qual o propósito da divindade nessas mortes coletivas?
O egrégio codificador da doutrina espírita Allan Kardec, em o Livro dos Espíritos, na sua terceira parte, a lei de destruição, faz uma análise dessas tragédias coletivas e interroga aos benfeitores da humanidade o que pretende a divindade com essas desencarnações coletivas? E para surpresa de Allan Kardec e de nós outros, os benfeitores disseram que era para fazer a sociedade progredir. O comentário é vasto e nessa mesma questão o codificador pergunta, não teria a divindade outros recursos para promover o progresso dessas pessoas? Os espíritos informaram que sim, e isto acontece através de fenômenos naturais, como epidemias, insucessos de vária ordem, fenômenos sísmicos e outros. Então, Allan Kardec volve à questão, indagando que, se num caso desses, muitos inocentes não seriam vítimas dos infelizes acontecimentos? Os benfeitores espirituais assinalam que não, porque dentro do código das soberanas leis, somente nos acontece aquilo de que temos necessidade para evoluir. A Lei de causa e efeito estabelece os parâmetros não somente dos resgates coletivos como também das técnicas que induzem os indivíduos a esses resgates calamitosos.
Observamos, por exemplo, que nos acidentes aéreos, pessoas chegam num momento e resolvem mudar a viagem, desenvolvendo um esforço tremendo, enquanto outros lutam para poderem ser incluídos naquele vôo e como resultado padecem essas consequências que estão dentro da sua programação evolutiva. É sempre providencial, portanto, que se mantenha confiança em Deus, quando acontece algo lamentável e doloroso, como este que estamos examinando, especialmente os familiares que ficam embrulhados nos mantos sombrios da saudade e talvez também para alguns desencarnados, porque surpreendidos de maneira inesperada experimentam grande choque ao despertar no além, considerando que todas essas ocorrências estão dentro dos códigos da Soberana Justiça.

MENSAGEM PARA OS FAMILIARES
10) Não temos como mensurar a dor dos familiares, daquelas pessoas que tiveram parentes que desencarnaram nessas tragédias. O que poderia dizer para confortá-las?
Sigmund Freud, o notável pai da psicanálise, escreveu que a morte é uma dilaceração dos sentimentos e o espírito Joanna de Ângelis diz-me que, quando a morte arrebata um ser querido, leva também metade daquele que ficou na retaguarda. Muitas vezes, o desencarnado recupera-se com relativa facilidade, mas aquele que ficou com a existência ceifada pela sua ausência experimenta uma dor inominável. 
Eu lhes diria que se recordassem de Jesus descido da Cruz e a dor de Maria contemplando o filho inerme, mas logo depois se recordem de que três dias transcorridos veio a ressurreição. Os nossos mortos vivem. A saudade do corpo, da convivência, será longa, mas passados esses dias de impacto pior, penso, a dor será mais profunda, porque será aquele espinho cravado na saudade, no sentimento. Então, eu diria como um psiquiatra materialista informou-me oportunamente. Disse-me ele: - Eu não creio na imortalidade, da alma. Quando um paciente vem ao meu consultório e fala da perda de alguém pela morte, eu lhe pergunto  quanto tempo viveu com o ser querido? E ele me responde: - X anos. – Então recorde-se – digo-lhe, por minha vez – desse largo período de convivência com ele e não lamente a interrupção, evoque as horas felizes e olvide por momento a hora da tragédia. 
Desse modo, direi a esses pais, a esses filhos, a esses afetos, a todos aqueles que estão vinculados aos que viajaram para o Grande Lar, que logo mais, no momento adequado, quando o fenômeno biológico de cada um de nós interromper-se através da morte, haverá o reencontro. Que se programem para esse momento feliz, evocando as horas vividas junto, fazendo todo o bem possível em memória deles, ao invés de os evocar no momento trágico da desesperação, recordando-se , isto sim, da convivência ditosa que foi mantida.

VOCÊ AINDA ENCONTRARÁ NESTE LIVRO RESPOSTAS COMO:



CORRELAÇÃO COM AS REENCARNAÇÕES ANTERIORES
    Então, podemos dizer que existe uma correlação desses acidentes com as reencarnações anteriores das vítimas?
FAMILIARES E A LEI DE CAUSA E EFEITO
      E os familiares, eles se vêem repentinamente afastados daqueles entes queridos. Eles também estão vinculados às leis de causa e efeito?
.
 VÍTIMAS DE VÁRIAS IDADES
  Nesses acidentes, temos vítimas que têm idade mínima e outras que já estão com a idade avançada. Também, nesses casos, existe a lei da causa e efeito?
PREPARATIVOS PELA ESPIRITUALIDADE SUPERIOR
    Aprendemos que, para a espiritualidade superior, não existe improviso. Como é o atendimento, como é o preparativo dessa espiritualidade superior no caso desses eventos. Anteriormente e também depois que ocorre, tanto para os desencarnados como para os que ficam?
ATENDIMENTO NO PLANO ESPIRITUAL
  Como essas mortes são coletivas o atendimento no plano espiritual também é coletivo?
CONDIÇÃO DE CHEGADA NO PLANO ESPIRITUAL
   Todos chegam na mesma condição no plano espiritual?
DOR NA HORA DA MORTE
Essa resposta que você nos deu, remete-nos à dor na hora da desencarnação. Cada um vai ter a desencarnação de acordo com a sua evolução?
FORMAÇÃO DO GRUPO QUE IRÁ MORRER
    Há narração de pessoas que não estavam presentes no momento do acidente e deveriam estar lá, enquanto outras que não deveriam estar, lá se encontravam e acabaram desencarnando. Temos exemplos de pessoas que acabaram fazendo horas extras naquele dia e desencarnaram. Não existe coincidência neste caso?
www.intelitera.com.br
facebook.com/intelitera



94 comentários:

  1. Eu sou espírita mas estou distante de estar preparado para aceitar uma separação em qualquer circunstância !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há coisas da vida para as quais precisamos de um tempo maior para aceitar e entender. Nem tudo nos é possível admitir, aceitar e entender sem uma longa reflexão. À medida que a fé aumenta, essa dificuldade diminui.

      Excluir
    2. Eu sou espírita mas ainda não estou preparada para perder um ente quwrido tragicamente ou até mesmo naturalmente!

      Excluir
    3. Eu sou espírita. Já perdi meu pai de morte natural, tive à oportunidade de cuidar um pouco dele com Alzheimer agressivo este é terrível! Maís. Graças à Deus e à espiritualidade consegui superar, maís sinto saudade dele! Agora não sei si suporto uma morte trágica!

      Excluir
  2. eu tanbem sou espirita eu sei do plano de deus maaaaais nao estou preparada para ir deste mundo dejeito nen um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou espírita e temos que estar a cada dia tentando aceitar uma retirada brusca em nossas vidas.seremos sofredores mas precisamos nesse momento pedir para que seja acolhido nas mãos de Deus. So nos resta é clamar muito para que nos conforte com a saudade do nosso ente querido.Porque tbm sabemos se era uma criatura boa,sem vícios,bom filho.Com certeza ele estará de volta ao NOSSO LAR e ñ no UMBRAL

      Excluir
  3. Sábias palavras de nosso irmão Divaldo

    ResponderExcluir
  4. Sigo a doutrina espírita e sinto que ainda tenho muito para aprender.
    Agradeço Divaldo pela explicação e espero que Deus possa confortar nossos irmão que acabaram de partir e seus familiares.

    ResponderExcluir
  5. Estudamos esse livro no Grupo de Estudos Espiritas Bezerra de Menezes- Casa de ORAÇÃO em Ibitiara-BA. Participe desse estudo.Seja bem - vindo!

    ResponderExcluir
  6. Estudamos esse livro no Grupo de Estudos Espiritas Bezerra de Menezes- Casa de ORAÇÃO em Ibitiara-BA. Participe desse estudo.Seja bem - vindo!

    ResponderExcluir
  7. Eu não me importo de me despedir da Terra. Também acho que o tempo passa muito rápido e tanto a alegria quanto tristeza tem seus ensinamentos.
    Tive luz. E falhei em alguns planos.
    Ainda sou jovem. Mas tenho consciência que a vida de ninguém me pertence. É que minha vida não pertence a ninguém. Pertence a mim enquanto posso desfrutar dela.
    A morte para o espírita é apenas uma pausa para refletir na evolução. Ou uma continuidade da mesma em plano especial. Muitas vezes temos todas ferramentas... Mas negsmos evoluir porque estagnar é mais fácil. Conviver com o próximo nem sempre é simples. Amar sem pedir nada em troca, fazer o bem sem gratidão... Se doar sem nada receber...
    O ser humano se vicia em sua vaidade tanto física quanto mental. E se apega a apetrechos... que não poderá carregar.
    Eu posso ainda não ter cumprido minha missão. Meus entes queridos, não me amam... apenas me usam. As vezes como bode expiatório as vezes por vaidade.
    Entretanto estou pronta para ir... quando a mim o tempo chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem penso assim.

      Excluir
    2. Olha isso: "Meus entes queridos, não me amam... apenas me usam. As vezes como bode expiatório as vezes por vaidade.' Sua missão é longa.

      Excluir
  8. Estudamos esse livro no Grupo de Estudos Espiritas Bezerra de Menezes- Casa de ORAÇÃO em Ibitiara-BA. Participe desse estudo.Seja bem - vindo!

    ResponderExcluir
  9. Sou Umbandista da Banca de Cura Pena e Maracá e concordo plenamente com as sabias palavras de Divaldo Franco. Salientando que no auge da torcida muitas palavras negativas são jogadas ao vento, por isso a minha concordância sobre a Sociedade Progredir com essas tragédias. Devemos nos conter nas palavras, pensamentos e o que desejamos ao próximo e a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  10. Sério sempre acreditei e acredito na Doutrina espírita ... Mas 2 meses atrás poderia não compreender ou seja aceita... Mas hoje com toda fé no Deus do amor confio e aceito os desígnios de Deus..

    ResponderExcluir
  11. Graças a Deus temos o espiritismo que nos dá o amparo necessário,com grandes codificadores,medius e amigos espirituais.
    Amo demais a espiritualidade!
    Essa me dá força,luz,esperança sempre de uma vida eterna com mto amor,obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Quanto Ignorância?????? vc está falando da sua?????? É ENORME....

      Excluir
    2. Talvez a sua ignorância..seja falta de leitura, aprendizado,sabedoria.aproveite o seu tempo vago e procure ler,aprender.ignorancia sim a sua.e tamanha que deveria guardar a sua opinião.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Como julgar uma situação que desconhecemos? Quando jesus nosso mestre não julgou a nós seres inferiores e nos ensinou a não julgar

      Excluir
  14. bom eu sei que nada aqui é meu tudo estar emprestado por deus para mim. então tento aproveitar o máximo que eu posso com filhos, marido, familiares e amigos. Pois sei que um dia todos iremos nos encontrar nas colônias e temos que estar muito bem espiritualmente frequento a casa de oração jaquaraci na Vasco da gama e estou amando pois a casa é um pronto socorro e ajuda muitas pessoas principalmente as carentes só tenho que agradecer pela doutrina espirita

    ResponderExcluir
  15. Por mais que sejamos espiritas, sempre sentiremos dor na hora da perda. A ferida pode ate cicatrizar mas jamais sera curada. Por dentro doí, mas o lembrar que um dia nos encontraremos é o que nos conforta dia a dia.

    ResponderExcluir
  16. Muito complicado gostava dos atletas que passaram por meu time ,do técnico ,dos jornalistas ,parecendo que perdi algo com eles ,sentindo-me triste ,mas vejo a sociedade ao meu lado também do mesmo jeito ,acho que realmente faz surgir um sentimento de auto ajuda ,e comprometimento com o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esse sentimento logo passa e cada um volta a levar a mesma vida de antes.

      Excluir
  17. Gostaria que ppudessemos nos prepar para a nossa passagem. Como seria possível essa preparação e aceitação ja desencarnado?

    ResponderExcluir
  18. Eu não entendi todas as respostas com sinal de interrogação.
    Foi o estagiário será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex... não se tratam de respostas... essas são outras questões que vc encontrará ad respostas no "Livro do Espíritos" de Allan Kardec... Este livro é um dos, que guiam o espiritismo. Vale muito conhecer.

      Excluir
  19. Quanta ignorância ? é só isso que vc tem para falar? então a ignorância é sua que entre tantas opiniões a mais vaga foi a sua, sem nexo, sem nada, vazio.

    ResponderExcluir
  20. O problema da humanidade e que não aprendemos a perder! Desde quando nascemos ninguém nos ensinou a perder. Eu pessoalmente desde pequeno tenho ciência de que a morte e um fenômeno natural semelhante ao nascimento, ja ouvi muitas pessoas no fim da vida diziam que essa vida e apenas uma passagem.

    ResponderExcluir
  21. Mesmo sabendo que o espirito é imortal, que sobrevive ao corpo e faz a sua caminhada de etapa em etapa, a perda de um ser amado é uma prova dolorosa, ou seja a nossa própria partida nos traz constrangimento porque de alguma sorte haverá uma separação, momentânea, que seja.Toda separação é dolorosa.Estejamos sempre alerta, não sabemos quando seremos surpreendidos pela separação inevitável.De momento que as nossas preces alcance os que estão chegando ao Plano Espiritual de maneira tão drástica e também aos seus afetos que ficam enlutados pela mesma dor.

    ResponderExcluir
  22. A Lei de Deus é perfeita todos os Seus atos são precisos e necessários
    Deus é a infinita justiça

    ResponderExcluir
  23. A Lei de Deus é perfeita todos os Seus atos são precisos e necessários
    Deus é a infinita justiça

    ResponderExcluir
  24. A Lei de Deus é perfeita todos os Seus atos são precisos e necessários
    Deus é a infinita justiça

    ResponderExcluir
  25. Alex... não se tratam de respostas... essas são outras questões que vc encontrará ad respostas no "Livro do Espíritos" de Allan Kardec... Este livro é um dos, que guiam o espiritismo. Vale muito conhecer.

    ResponderExcluir
  26. A cada dia mais e mais fascinada com essa doutrina tão consolador.

    ResponderExcluir
  27. Me realizei na Doutrina Espirita Kardecista a uns 15 anos, absorvi e coloquei boa parte em prática, tanto dos dessabores da vida quanto perdas de entes queridos e, realmente me reconfortei me sentido seguro de forma racional, sem perder os sentimentos de ausência, mas não me alimento de sofrimentos, isso só me faz bem.

    ResponderExcluir
  28. Eu estou preparado para ir a hora q chegar a minha vez!!! Inclusive já deixei meus familiares avisados da doação de órgãos e cremação do meu corpo físico.

    ResponderExcluir
  29. Eu estou preparado para ir a hora q chegar a minha vez!!! Inclusive já deixei meus familiares avisados da doação de órgãos e cremação do meu corpo físico.

    ResponderExcluir
  30. A eu acho que nunca estamos preparados pois ninguem quer sair deste plano ficamos acomodados que somos arrancados brutalmente ai nos sentimos pela perda mas com o tempo se conformamos outros nao conseguemse densilhar e sofrem demais.

    ResponderExcluir
  31. Eu discordo do Divaldo no aspecto de que tais acontecimentos são designos de Deus. Vale lembrar aos amigos que o espiritismo é uma ciência e como tal está sempre em evolução, nada pode ser mantido como uma verdade absoluta e incontestável, afinal, a medida que evoluímos, novas descobertas vão sendo feitas. O próprio Kardec já dizia isso, além de várias literaturas de espíritos que psicografaram obras nesse aspecto. O que me deixa irritado no espiritismo brasileiro é o ar religioso que tomou conta, muito contribuído pelo Sr. Divaldo e Xico Xavier. Acho inadmissível e desrespeitoso com o Kardec, pois ele foi claro, e muitos espiritas sabem disso, embora finjam esquecer, que o espiritismo é uma ciência e deve ser tratada como tal. Nas argumentações do Divaldo o que eu penso é que nossa responsabilidade deve se eximir, e que o determinismo inexiste. Logo, não importa nossas escolhas, as falhas que ocorreram nesse processo, as causalidades... tá bom! Já que estar predeterminado tudo isso, nada poderemos fazer está além das nossas possibilidades, vamos viver botando a culpa no destino em todas as nossas escolhas, muito conveniente isso. É preciso usar o escrutínio para não se deixar cegar com esse tipo de argumentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bla bla bla... culpa no destino? quando ele falou isso? pra discordar de uma coisa voce deveria pelo menos interpretar ela melhor!!!!

      Excluir
    2. Seu comentário respondeu questões que sempre me vêm à mente. Apesar de me identificar em partes com os ensinamentos da doutrina espírita, não consigo conceber absolutamente a ideia dessa predestinação, independente de nossos atos e escolhas que fazemos nesta vida. Então não importa? Seriam sempre em vão nossas ações, já que nosso destino já estaria pré estabelecido de acordo com as vidas anteriores e o plano de evolução? Isso não encaixa para mim... Sabe onde posso encontrar mais esclarecimentos a respeito? Mais do espiritismo como ciência e não somente como religião repleta de resignação?

      Excluir
    3. Amigo Oliveira, receio que você é que não sabe interpretar as coisas e, além disso, não compreende o que eu quis dizer, porque não leu o livro do Divaldo citado no texto, muito menos o livro Cartas e Crônicas do Chico Xavier. Eu acho que deveria primeiro saber a respeito, antes de dar uma de sabichão. Em ambos os livros os dois falam de uma forma em que o destino estava traçado, no caso do Chico, nesse livro ele se refere as vítimas do grande Circo Norte-Americano como "punidas" pelo fato de em outras vidas terem sido romanos na gália que se deliciavam ao ver pessoas queimando. Olha, pelo amor...Chega a ser leviano esse tipo de coisa, primeiro que não tem prova nenhuma, segundo que o próprio Kardec e vários livros de psicografia falam que o destino é traçado por nós, nada é definido, afinal se fosse, o determinismo seria algo irrelevante. E isso não é uma visão de cunho pessoal, varias pessoas do meio tiveram rixas, por exemplo, com o Chico Xavier por conta disso, Waldo Vieira é um deles. Mas note que eu não estou dizendo que o Chico e o Divaldo são picaretas, muito menos charlatões, pelo contrário são pessoas de extrema envergadura moral e compromissadas com o próximo, os respeito muito. O problema é que devido ao tempo em que eles nasceram e a educação que tiveram, por sinal, muito enraizada no cristianismo, moldaram neles uma visão religiosa da coisa. Na ciência vemos isso, por exemplo, com os ufólogos, que para um cientista ortodoxo, são todos lunáticos. É isso que eu quis mostrar no meu comentário; que devemos separar "o joio do trigo" que como uma ciência, pouco explorada por sinal, devemos ter cautela nas argumentações espíritas, pois nem tudo é verdade absoluta na ciência. Tanto que 99,9% é sempre usado nos seus resultados. A diferença entre ciência e religão: é que a religão prega uma verdade absoluta a ciência não. Um abraço! Dicas de Leitura para você: Maquiavel, Nietzsche, Kant, Platão (A república), livro dos espíritos...

      Excluir
    4. Cara, Mariana...


      Acho que os livros principais é uma porta para reflexão: Livro dos Médiuns, Livro dos Espíritos, Evangelho Segundo o Espiritismo (esse último não gosto muito, porque é muito ligado a questões bíblicas e fundamentado em varias correntes filosóficas, principalmente da Grécia antiga, não que seja ruim, mas se prende a alguns dogmas que não gosto). E tem um site ótimo que é puramente baseado no espiritismo científico chamado: Jornal Ciência Espírita. Um abraço!

      Excluir
    5. Creio numa vida espiritual além do mundo terreno,porém acreditar que fatos que acontecem como tragédias de aviões,tsunamis etc esta predestinado a essas pessoas,não concordo! Acredito que todos nós estamos a mercê m de perigos diários e se num dado momento eu estiver no local errado vou junto na tragédia que ali acontecer ,além do mais não seria justo da parte de Deus dar a uns uma morte serena e outros uma violenta! Penso que tem algo errado nestas explicações espíritas não da pra acreditar em algo que não se conseguiu provar pois quem fala com espíritos,não adentra em todas as respostas dizendo que e proibido revelações superiores.Seja como for creio que estamos num mundo de acontecimentos diversos,e lei da causa e efeito funciona para todos de acordo com seus atos ,essa coisa de evolução espiritual e muito mal explicada e cara que não acaba mais pelo amor de Deus melhor crer num Deus maravilhoso,fazer o bem sem olhar a quem,respeitar o próximo e seguir até o dia que o corpo agüentar ou que algum fenômeno externo mos levar...

      Excluir
    6. Creio numa vida espiritual além do mundo terreno,porém acreditar que fatos que acontecem como tragédias de aviões,tsunamis etc esta predestinado a essas pessoas,não concordo! Acredito que todos nós estamos a mercê m de perigos diários e se num dado momento eu estiver no local errado vou junto na tragédia que ali acontecer ,além do mais não seria justo da parte de Deus dar a uns uma morte serena e outros uma violenta! Penso que tem algo errado nestas explicações espíritas não da pra acreditar em algo que não se conseguiu provar pois quem fala com espíritos,não adentra em todas as respostas dizendo que e proibido revelações superiores.Seja como for creio que estamos num mundo de acontecimentos diversos,e lei da causa e efeito funciona para todos de acordo com seus atos ,essa coisa de evolução espiritual e muito mal explicada e cara que não acaba mais pelo amor de Deus melhor crer num Deus maravilhoso,fazer o bem sem olhar a quem,respeitar o próximo e seguir até o dia que o corpo agüentar ou que algum fenômeno externo mos levar...

      Excluir
  32. Sábias palavras eu trabalho em uma casa espírita casa de Jesus e la estou aprendendo muito sobre o espiritismo.

    ResponderExcluir
  33. A bíblia diz QUE MORTOS NÃO VOLTA.


    Hebreus 9.27.
    E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.Ao homem,a indumentária carnal que serve de veiculo para a alma, realmente é dado morrer uma só vez.Mas o espírito,esse sim,sede de todo sentimento,inteligência e vontade no homem,vive quantas vezes forem necessárias para alcançar o conhecimento e a luz de Deus.

      Excluir
    2. A parte onde Paulo fala em "morrer so uma vez" nao diz respeito a reencarnacao. Querer usa-la como comprovacao contra a reencarnacao e comoletamente fora do contexto. Va estudar mais. Sugiro que leia o texto completo, mas antes, pegue umas aulas particulares sobre interpretacao de texto.

      Excluir
  34. Estudo a doutrina espírita há alguns anos e atravez do conhecimento, aprendi a entender e de certa forma aceitar os desígnos de Deus,Pai de infinita bondade. Aprendi a não ter medo da "morte",pois ela não existe,já que a vida continua na espiritualidade e que um dia nos encontraremos com os nossos afetos e desafetos. Que não percamos a fé no Criador, pois somente Ele pode nos confortar nos momentos de dor.

    ResponderExcluir
  35. Ao nosso irmão Socrático, deve ter muito conhecimento para discorda de Divaldo Franco. Pois qualquer um de nós podemos discordar de quem quer que seja, pois somos individualidades e como seres pensantes temos este direito o do livre arbítrio. Mas do direito que temos é preciso ter o perfeito conhecimento de causa profunda das obras espíritas.
    O que o nosso irmão lamentavelmente não sabe é que o Espiritismo como ele afirma tão somente ser ciência, mas esquece que é também filosofia e religião. Isto denota falta de conhecimento do tríplice aspecto doutrinário. Falta-lhe estudo sério das obras básicas primeiramente sobre os cinco princípio básicos da Doutrina. Depois detenha-se nos Sistemas contidos no Livro dos médiuns, mas tenha em mãos o Livro dos Espíritos. Por isto Divaldo certamente não vai perder seu precioso tempo em lhe responder nada, mas quem conhece a Doutrina pode lhe ajudar encontrar os fundamentos religiosos desta Doutrina que Jesus já nunciara no passado que pediria ao Pai para enviar um outro Consolador, meu caro irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. joel,faço minha as suas palavras!disse tudo.

      Excluir
    3. Joel, você realmente distorce as coisas, infelizmente nosso país perdeu a raiz do espiritismo. Raiz construída ao longo dos séculos não só com Kardec, mas com William Crookes, Charles Richet e a grande Médium Eva Carrière, Harry Price, Waldo Vieira, só para citar alguns nomes. Eu discordo porque como ser pensante (bem lembrado por vossa mercê) posso me dar ao luxo disso. E quero deixar claro que vejo minhas escolhas baseadas no determinismo (diferente do seu livre arbítrio) Não estudo só o espiritismo, estudo história, filosofia, ciências físicas, mas em nenhum momento (quero que leia com ênfase: EM NENHUM MOMENTO) afirmei conhecer profundamente ou mais que Divaldo e Chico Xavier, inclusive em um comentário mais acima para um leitor, os citei com respeito, pois reconheço que são pessoas de alto gabarito e que ajudaram a difundir o espiritismo, além de também contribuírem com o próximo, sempre com carinho, respeito e ajudando aos mais necessitados. Impossível eu querer ter algum tipo de raiva ou desprezo, mesmo não concordando com suas visões.

      Newton disse uma vez que o que mantinha os corpos celestes fixos no espaço era a força gravitacional. Einstein discordou disso, alegando que na verdade o que ocorria em corpos de grande massa era uma curvatura no espaço (semelhante a uma bola de canhão em um colchão que se deforma com seu peso), isso prendia, por exemplo, a terra. Newton era ídolo de Einstein, não deixou de ser em nenhum momento, nem quando Einstein discordou desse ponto de vista. Então, não é porque admiro as pessoas que sou obrigado a concordar em tudo. Esse tipo de raciocínio seu, me lembra o da Inquisição. E você distorce para os nossos amigos do blog o fato que Kardec dividiu o espiritismo em Ciência-Filosofia-Moral (MORAL não é religião, moral é um campo da filosofia usado no direito, na ciência e na religião...) Mas o que é moral? "Moral refere-se ao conjunto de regras, padrões e normas adquiridos em uma sociedade por meio da cultura, educação, cotidiano e costumes adquiridos no âmbito social e familiar". O que me assombra é que você sabe disso, mas simplesmente ignora o fato (me lembra Lênin quando fez a revolução russa, ao ignorar Capitalismo Avançado), podíamos ficar discutindo semântica o dia todo, mas vai ser tedioso, tanto para mim, quanto para o senhor.

      Excluir
    4. Eis o que diz Kardec na "Revista Espírita", Ano XI, Dezembro 1868, vol. 12, - Discurso proferido pelo Sr. Allan Kardec na sessão anual comemorativa dos mortos na Sociedade de Paris, 1º de Novembro de 1868"

      "Porque, então declaramos, que o Espiritismo não é uma religião?

      Kardec: "Porque não há uma palavra para exprimir duas ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da de culto; desperta exclusivamente uma ideia de forma, que o Espiritismo não tem. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público não veria aí senão uma nova edição, uma variante, se se quiser, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimónias e de privilégios; não o separaria das ideias de misticismo e dos abusos contra os quais tantas vezes se levantou a opinião pública".

      Continua..."O Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência, e não se ocupa com questões dogmáticas. Como ciência, e como todas as filosofias, tem consequências morais. Estas são boas ou más? Pode-se julgá-lo pelos princípios gerais que acabo de recordar. Algumas pessoas se equivocaram quanto ao verdadeiro carácter do Espiritismo. A questão é suficientemente séria e de molde a merecer uma explicação de nossa parte".

      *Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual do vocábulo, não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocado. Eis porque simplesmente se diz: doutrina filosófica e moral.



      Como pode ver, não sou eu que digo isso, e sim Kardec (O CARA que decodificou o espiritismo), volto a fazer referencias aos comunistas, pois o fato de ignorar isso, me faz lembrar a doutrina imposta na terra deturpando as ideias de Marx. Mas enfim, nesse país não se tem respeito por nada mesmo, já era de esperar que ideias fossem deturpadas.


      OBS: HONESTAMENTE NEM ESPERAVA UMA RESPOSTA DO GRANDE DIVALDO (NÃO FALO COM AR DE SARCASMO. ESTOU SENDO SINCERO), POIS NEM ME PASSOU PELA CABEÇA QUE O BLOG TINHA AUTORIA DELE, ACHEI QUE FOSSE UMA MERA REFERENCIA DO AUTOR A SUA FIGURA. MAS SE QUISER RESPONDER... CRÍTICAS CONSTRUTIVAS SÃO BEM VINDAS, SEMPRE! NÃO SOU O DONO DA VERDADE, PELO CONTRÁRIO, ESTOU SEMPRE QUERENDO APRENDER MAIS E MAIS,AFINAL ESTAMOS NA TERRA PRA ISSO, CASO CONTRÁRIO NÃO PRECISÁVAMOS REENCARNAR, NÃO É MESMO? TUDO TEM UM PROPÓSITO! UM ABRAÇO!

      Excluir
  36. Ningue'm nunca se prepara para perder alguem,sofre...entretanto o controle do sofrimento que e' importante.

    ResponderExcluir
  37. Eu sou espírita, e também não estou preparada para aceitar as perdas, porém perdi meu pai qdo ele tinha apenas 33 anos e eu 13 anos, foi trágico o desencarne. Hoje tento aceitar e me conformar com a ausência dele e ainda penso, felizes aqueles que convivem com os seus até uma idade mais avançada, perder um pai, uma mãe ou qquer outro ente que desencarna com 70.80.90 anos eu penso que é um privilégio, pois tiveram muitos anos de convivência o que no meu caso não aconteceu, meu sonho era dançar a valsa de 15 anos, mas não deu tempo! !! Fomos interrompidos, mas iremos nos reencontrar certeza! Muita Paz e Luz para Todos vcs.

    ResponderExcluir
  38. Desculpa a ignorância, na tese em tela!! então Deus faz um homem se tornar um criminoso, irresponsável para matar pessoas? é isso?

    ResponderExcluir
  39. Queridos irmãos e irmãs, preparados ou não, todos estamos no caminho da evolução moral e espiritual. Como diz a música de Caetano: "É preciso estar atento e forte. Não temos tempo de temer a morte!" Em outras palavras: não há fim; só pausas.

    ResponderExcluir
  40. Todos nós somos espíritos operadores diretos de corpos biofísicos , biomaquinas mesmo . Os sentimentos e as emoções que sentimos não são nossos corpos biológicos que executam essas atitudes, e sim nossos espíritos . Um corpo falecido no IML ou ate mesmo no cemitério não é nada, ele sem espirito só é um objeto inerte sem emoção nenhuma . Ele só irá se mexer ou se movimentar em duas opções (sendo ele estando sem sinal vital nenhum): intercessão de um espirito presente, através de comando psicomagnetico sobre o corpo, ou através de tecnologia mecatrônica imposta por algum cientista em um laboratório especifico para isso ( engenharia biomédica e computação cientifica). Em resumo: o corpo biológico se reproduz , mas ele não se reproduz sem um espirito dentro dele. Sem um espirito ou um corpo psicomagnetico no controle, um corpo físico nada mais é que um avatar estático .

    ResponderExcluir
  41. Eu não sou espirita mas adoro o espiritismo leio muito!Procuro saber e aprender!Dia 21/05/2016 tive um desmaio em casa e me vi em um lugar com várias pessoas um coral cantando uma música diferente bem suave,senti uma paz enorme me senti bem vi q uma rapaz sorria para mim eles vestiam roupa compridas marrom claro e nas mãos um papel q acredito ser a canção q cantavam eu pensei na hora q estou fazendo aqui olhei p eles e foi sumindo e vi tdo escuro acordei no chão.Então minha familia levou p hospital la tentaram colocar marca passo temporário meu coração estava parando assim vi a morte novamente perfuraram meu pulmão e acabei ficando c pontada de pneumonia devido ao erro médico no dia 28/05/2016 aos 53 anos colocaram marca passo definitivo em mim.Hoje estou bem graças a Deus acredito agora q lá do outro lado é mto bom,mas q tudo depende de nós mesmos somos preparados, sentimos e o nosso Eu sabe do nosso retorno ao Lar.Aqui nesse plano é uma missão dar a continuidade de outras vidas!Hoje vejo tudo de outra forma me sinto mais forte e penso mais em mim para poder ajudar outras pessoas!Acredito q temos a hora do nascimento,dia/horas e tbém de ir voltar para nosso Lar mas tudo isso depende de nós tbém antecipamos, Deus nos da a oportunidade de ficar aqui nesse plano acredito q sejas p cumprir alguma missão e por merecimento.Eu tenho q cuidar de 1 irmão esquisofrenico e minha mãe q dia 29/11/2016 fez 85 anos e esta com alzheimer e me dividir com marido e 4 filhos 2 casados e 2 adolecentes os dois de 16 e 18 anos me ajuda a cuidar da mãe pois o irmão coloquei num lar,numa casa de repouso q cuida mto bem dele vai fazer 1 mes dia 05/12/2016.TENHO MAIS 7 IRMÃOS MAS SÓ EU P FAZER TUDO SOU A MAIS NOVA DE TODOS ENTÃO ACREDITO Q SIM,TENHO UMA MISSÃO AQUI A CUMPRIR!Porto Alegre-Marta Medianeira da Silva da Costa.

    ResponderExcluir
  42. O Meu comentário sobre tudo isso,é que nós nâo temos tanto assim nosso livre arbítrio,somos obrigados a aceitar e também nâo somos donos dos próprios destinos,simplesmente somos uma marionete nas mãos da espiritualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não somos obrigados a aceitar nada. A maioria das coisas que vivemos no plano terrestre foram programadas por nós mesmos no plano espiritual.

      Excluir
  43. Nós que estudamos o espiritismo sabemos que a felicidade não está nesse mundo, mas mesmo assim, não estamos preparados para partir e nem para perder alguém que amamos. Esse acidente foi uma tragédia para todos os corações. Nos resta apenas pedir que a espiritualidade os resgate conforme seu merecimento e que Deus conforte o coração de quem ficou.

    ResponderExcluir
  44. Já participei de seminários, congressos com Divaldo Franco, e sei das mortes em massa, como chamam na espiritualidade, que tudo está previsto!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Sou espirita ha 43 anos e estou preparada para a perda .Não sofro com a morte por que a morte é só o recomeço de uma nova vida . Temos que evoluir com as conquistas ,circunstancias e perdas .

    ResponderExcluir
  46. Deveríamos colocar mais ciência espirita em nossas consciências . De forma mais entendível e compreensível . Sem desentendimentos por conta de crenças e dogmas religiosos . Devemos ser mais ponderantes e inteligentes de forma racional, no que se trata a vida terrena que levamos , não somente de forma puramente material (em carne e osso), mas também de ligações extra-corporeal ( neste caso o corpo espiritual manipulante do corpo físico)

    ResponderExcluir
  47. Porque em toda grande tragédia Deus mata no atacado e salva no varejo?

    ResponderExcluir
  48. Gostaria muito de saber o que acontece com uma pessoa que se mata, tentando apenas chamar a atenção dos familiares, e quando percebe que está morrendo se arrepende. Alguém pode me responder?

    ResponderExcluir
  49. Pelo menos Nossa senhora, viu o filho depois de morto, nós não temos esse privilégio!

    ResponderExcluir
  50. Considerando que nada foge ao equilíbrio ou à regra universal de causa e efeito, deveríamos então considerar que não há culpados para as mortes - na verdade, os que têm a culpa pelo desencarne das pessoas estaria prestando um papel importante no sentido de propiciar a evolução de outros indivíduos. Por outro lado, pela mesma regra de causa e efeito, quem mata em uma vida precisaria resgatar essa culpa em vidas futuras, a fim de evoluir. Não seria um paradoxo? Era necessário que o outro morresse para que resgatasse algo, mas quem o mata sofrerá punição e deverá resgatar essa atitude homicida a fim de continuar evoluindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não faz sentido. Como uma pessoa foi preparada para, naquele momento ser negligente e irresponsável para a "evolução" dos demais passageiros?

      Excluir
  51. Priemiro sigo a doutrina Espirita há 05 anso.Antes fuieducado desde criança pela igreja Católica. Nãoháreligião de Jesus. Há Jesus em todas religiões e doutrinas. É o amor que nos movem.Os ensinamentos do Mestre e sua rvelção sobre o Reino de Deus. Então, estava eu pedindo aomeu anjo e mentor que intuisse a Divaldo a falar algo para as familias amigos dos irmãos que desencarnaram nesta inicio da semana ( salvo engano 30-11) do acidente de avião que levava o time de fitebol Chapecoense. Pois,como sempre acrediteinas coneções, quando abri o meu compputador do nada me fez, nem me lembro como, abrir esta página que nem conhecia. Ai está a resposta. É mesma para todos em caso de Resgate Coletivo. Só faço uma obsevaçao. Toda mensagem boa deve ser compartilhada. Não encontrei o botão das redes. O amor tem que ser mais divulgado que o ódio e o desespero. Fica em Paz!

    ResponderExcluir
  52. Gosto muito da doutrina espírita, não sou frequentadora por preguiça mesmo. Quanto a. Esse desastre creio realmente que aconteceu orquestra chegou o momento deles é creio que todos nós já nascemos com a hora certa de morrer e nada nem ninguém muda isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você concorda que não existe responsabilidade do piloto em não abastecer o aviao e causar o acidente, matando aquelas pessoas? Me explica, por favor.

      Excluir
  53. E sinto de vdd por ser o momento de tantas pessoas tão jovens e especiais realmente lamentável

    ResponderExcluir
  54. Quanta ignorância!Deus sabe de todas as coisas!Temos que orar somente a Deus!

    ResponderExcluir
  55. Temos que buscar a Deus onde ele realmente habita se vcs me disserem que neste lugar podemos dá um brado de glória Deus bem alto sem cessar, usam a bíblia e se ajoelha eu farei visitas. Não se deixem enganar por esses lugares onde Deus não habita, tirem as vedas dos olhos "JESUS ESTÁ VOLTANDO" e muitos ficaram na grande tribulação que se deixam ser enganados pelo maligno que só veio pra matar roubar e destruir.. Quanto aos familiares desejo de todo coração que Deus conforte o coração de vcs, pois só ele é nosso refúgio e Fortaleza nas horas de angústia, procurem se alimentar da palavra de Deus comprem uma Bíblia se não tiver e leiam diariamente que vc vai se fortalecer.. A palavra de Deus diz que só há um Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, "JESUS CRISTO HOMEM" 1Timóteo cap.2.5 ninguém vai ao pai senão for pelo filho, Alan Kardeck Chico Xavier dentre outros não tem salvação temos que nos espelhar somente em JESUS, nossa salvação está em JESUS CRISTO o único que é o caminho a verdade e a vida..Amém

    ResponderExcluir
  56. Felicidades, felicidades,voce está muito feliz...sua vida está completa amor. Família, trabalho, saúde, não falta nada e aí a morte. Enfim você não pode estar feliz completamente.... conheço vários casos de pessoas felizes e logo depois se vão.......

    ResponderExcluir
  57. Pra quem ainda sofre muito com a perda de um ente, leia a questão 10. Tenhamos fé e esperança do reencontro.

    ResponderExcluir
  58. Como pode ser desígnio de Deus? Então quer dizer que o piloto nasceu com a incumbência de naquele período ser irresponsável e não abastecer o avião para matar aquelas pessoas? Por favor, me esclareçam, pois não vejo logica nisso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  59. sou umbandista mas sinto-me sem direção o que fazer

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de saber. Uma pessoa próxima mi falo que não posso fazer viajem, porém esteve em minha a casa e não foi uma pessoa legal

    ResponderExcluir