sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA - DIVALDO FRANCO



LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA - Por Divaldo Franco
#ArtigoDivaldoFranco

Um dos grandes desafios que a sociedade moderna tem enfrentado, entre outros mais graves, é aquele que diz respeito à liberdade de consciência e, por extensão, a de expressão e conduta. Todos somos livres para pensar, ninguém podendo conseguir impedir-nos desse admirável sentido da vida.

Graças às conquistas democráticas, podemos expender os nossos conceitos em decorrência do pensamento desde que não venhamos a ferir o direito alheio.

Entretanto, não são poucos aqueles que se tornaram vítimas dessa liberdade, ao apresentar as suas ideias à sociedade. 
Sempre existem de plantão os cerceadores da liberdade dos outros, tentando cercear-lhes esse direito adquirido através dos séculos, quando as ideias apresentadas não obedecem aos seus padrões de pensamento e de conduta.

São proclamadores do direito deles e rudes atacam toda e qualquer expressão que não corresponde às suas paixões…

Fazem-se agressivos, voltando-se contra os idealistas e arrasando-os ou tentando fazê-lo.

Como os seus propósitos não são de iluminar consciências, partem para o ataque à pessoa e à sua conduta, assacando acusações mediante as quais os insultam e buscam manter intermináveis discussões nas quais exaltam as próprias qualidades, como se fossem os únicos que pensam e se apropriam de tudo que lhes deve passar pelo crivo da aceitação.

Na sua insânia acreditam que intimidam, quando procuram desmoralizar aqueles aos quais se opõem, arrogantes e temerários.

Não podendo discutir apenas no campo das ideias, perseguem os idealistas e estão sempre dispostos a sacrificar quem se encoraja a opinar livremente. Assim ocorre em todos os campos do pensamento.

Convém recordarmos que não se combatem ideias senão com outras superiores, e que toda vez quando um idealista é excruciado, o seu silêncio nobre, que resulta das convicções que mantém, mais desperta simpatia e credibilidade pela força do sentimento e a legitimidade do seu conteúdo.

Constitui um dever permitir a outrem o direito à liberdade que se desfruta, não lhe maldizendo o comportamento, muitas vezes sob a injunção da inveja e do despeito, travestidos de verdade e defesa do que abraçam.

Vale a pena repetirmos o pensamento de Voltaire, a respeito do tema, aliás, já muito conhecido: “Não estou de acordo com o que dizes, porém, defenderei com a minha vida o teu direito a expressá-lo.”

Os grandes líderes da humanidade pagaram esse pesado tributo, sofrendo a perseguição dos apaixonados, principalmente quando dominados por políticas arbitrárias que sempre perseguem aqueles que se lhes não aderem aos postulados partidários.

Vale, no entanto, ser livre, sem deixar-se afligir ou abater pelos seus perseguidores gratuitos.

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 22-02-2018.


4 comentários:

  1. Maravilhoso texto,retrata a realidade quer seja nos núcleos familiares ou na sociedade de modo mais amplo.

    ResponderExcluir
  2. Pífia resposta de Divaldo, ao tentar responder aos questionamentos levantados depois de uma entrevista mais que partidária sobre a República de Curitiba. Presunção em, indiretamente, se autodenominar "grande líder da humanidade", mas esse é Divaldo sendo Divaldo, dono de uma vaidade sem medidas para alguém que diz compreender os caminhos espirituais e a Doutrina Espírita. A quem muito é dado, muito será pedido. Errou ao se posicionar politicamente, ele que defende o apartidarismo da doutrina. Não bastasse isso, se posicionou a favor de um bando que está destruindo o país em nome de interesses explicitamente claros e deixando os brasileiros cada vez mais longe de direitos básicos que o Cristo certamente defenderia. Não surpreende. Esse foi Divaldo sendo Divaldo. Apenas isso.

    ResponderExcluir
  3. Se continuarmos dando farelo aos porcos eles continuarao engordando cada vez mais!por isso vamos deixalos sem racao alguma e eles findarao.
    Divaldo Franco homem de muita luz e sabedoria.estamos 100% ao seu lado.

    ResponderExcluir
  4. A hora da verdade chega pra todos por isso é importante respeitar a opinião dos outros seja ela qual for. Depois de deixarmos este mundo, está existência encarnada, vamos o que ou quem estará no nosso caminho.
    Divaldo trás luz para a humanidade assim como tantos outros expoentes que não só abraçaram, mas que também praticaram os postulados da Doutrina Dos Espíritos e foram coerentes com ela.
    Jesus nos abençoe.

    ResponderExcluir