terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MAIS PRÓXIMO DOS 50. E O QUE A VIDA ME ENSINA?



Mais próximo dos 50. E o que a vida me ensina? 


Se existe uma coisa inexorável na vida é o tempo. E o tempo traz algo que muita gente não gosta: o envelhecimento. Mas qual a função do envelhecimento? Primeiro, impedir que passemos a vida toda reféns de nós mesmos, presos a ingenuidade egocêntrica que em algumas fases da vida até nos protege, é necessária, mas que precisa passar para que possamos evoluir. Depois, porque é preciso realmente que a vida nos apresente novas possibilidades e nos ensine a pensar sobre algo mais. Envelhecer traz uma lição que não podemos deixar de aprender: A felicidade nada tem a ver com o corpo, com o status, com o apego, com as relações. Muitos de nós só percebemos a felicidade quando o tempo passa. Quando o corpo perfeito já não pode ser preocupação, a opinião alheia perde a importância e viver passa a ser uma verdadeira dádiva. Hoje eu envelheço um pouco mais, e como todas as fases da vida essa minha nova fase traz dificuldades, aprendizados e muita coisa boa para vivenciar. A minha hérnia de disco não me deixa pular mais como o menino de 20 anos atrás, mas me permite buscar ter disciplina comigo mesmo, me ensina que posso fazer tudo que quero, mas não do jeito que quero. E por que isso é bom? Porque me contém, me permite parar. 

Em cada nova fase, aprendemos novos valores. E a hérnia ou o cansaço a mais, pouco significam no composto belo da vida que apenas o tempo traz. Tenho aprendido muito. Descubro a cada dia que existem muito mais pessoas boas que nós nos permitimos imaginar. 

A capacidade de enxergar e conectar-se com o outro é também amadurecimento. Minhas viagens têm me permitido conhecer pessoas maravilhosas, ampliar uma rede de relacionamento e solidariedade, comprometida com o bem estar da coletividade e de uma sociedade melhor. Me sinto feliz em fazer parte disso. Mas não sou melhor que ninguém, entendo hoje que sou parte do processo, desse processo de um novo tempo, que não é só meu. Envelhecer não é um problema, problema é não se permitir envelhecer. “Cada um de nós compõe a sua própria história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz”, mas para isso acontecer eu tenho que envelhecer.


Rossandro Klinjey - psicólogo clínico, palestrante e autor.
www.rossandro.com
www.facebook.com/rossandro.klinjey

Um comentário:

  1. Nascer, crescer, aprender mais um pouco, envelhecer...e voltar pra casa.

    ResponderExcluir