quinta-feira, 5 de abril de 2018

NÃO CONSIGO VIVER SEM ELE - Maurício de Castro


"Depois de alguns anos de relacionamento ele me deixou e diz estar gostando de outra. Desde que isso aconteceu estou deprimida, sem vontade de fazer nada. Por favor me ajude, eu não consigo viver sem ele". (Cintia Augustin/Campinas-SP)

Um relacionamento só pode acontecer ou ser mantido se ambos desejarem. Quando um dos dois deixa de gostar ou não deseja a relação nada pode ser feito a não ser aceitar o fato e libertar a pessoa para que ela seja feliz, libertando-se também para novos caminhos de felicidade.

Tomar essa atitude não é fácil e requer muita coragem, amor por si mesmo, senso de realidade e, acima de tudo, vencer o sentimento de paixão e de posse.

O que você precisa entender é que ele não lhe quer mais, apaixonou-se por outra e deseja seguir adiante. Nesse caso, se você insistir irá aumentar a distância entre vocês impossibilitando uma amizade ou, pior, acabará por desenvolver nele uma aversão por você que será difícil de ser vencida. Quanto mais insistência, mais o outro vai se afastar.

Você precisa sair da síndrome da rejeição. Deixar de querer estar com você numa relação a dois não significa que ele a rejeite, simplesmente o sentimento passou, se transformou e ele seguiu outro caminho. Por que você não faz o mesmo?

Sei que é extremamente difícil tomar essa atitude, mas se não há mesmo possibilidade de volta, com certeza é o melhor caminho.

Você diz que não pode viver ser ele e chama isso de amor. Mas será mesmo amor? Quem ama liberta, mesmo que venha a sofrer com isso. Será que seu amor não estará adoecido pela paixão e pela dependência afetiva? Você viveu sem ele muito tempo antes de o conhecer, por que não poderá continuar vivendo agora?

Essa dependência afetiva que as pessoas têm pelas outras adoece, enfraquece e escraviza. Você passa a viver em função do outro e esquece de si, de investir em você, de ampliar seus conhecimentos, de viver sua vida e se desenvolver. Mesmo que você o ame, quando chega nesse ponto é porque a paixão ultrapassou o amor. E o que é a paixão? Por que nos apaixonamos perdidamente por uma pessoa? A paixão surge quando encontramos alguém que tem as características externas e internas que nós gostaríamos de possuir e não temos. Então aquela pessoa se torna maior que nós e maior que tudo, vira uma espécie de astro em que passamos a orbitar em torno. Nós queremos ter o que ela tem, o mesmo brilho, a mesma beleza, a mesma atração e, com isso, lutamos para ter a posse absoluta dessa pessoa, como se isso fosse possível.
É impossível alguém ter a posse do outro. 

Cada um é livre e está aqui na Terra para experimentar, aprender e evoluir. Conforme as necessidades de aprendizagem, resgate e reparação a vida une e separa as pessoas.

Está na hora de você compreender isso e entender que precisa deixar o seu amor suplantar sua paixão. Liberte quem você ama e vá ser feliz também. Nosso coração é gigantesco e não nasceu para amar uma pessoa só. Nós somos os gigantes do amor e podemos amar intensamente muitas vezes, basta que nos permitamos a isso.

Confie na Vida e acredite que você nasceu para ser feliz. Se não foi com ele poderá ser com outro ou poderá até ser sozinha porque você não necessita especificamente de um homem para ser feliz.


Se o amor que os uniu for verdadeiro, quando for oportuno a Vida os unirá novamente de maneira natural. Mas até lá cuide de você, invista em tudo que pode lhe colocar pra cima e lhe fazer bem, encontre um novo amor, estude coisas novas, mude, saia dessa zona de conforto e se permita viver.

Não será isso que a Vida estará querendo lhe ensinar com essa separação?

Maurício de Castro


Nenhum comentário:

Postar um comentário