sábado, 25 de fevereiro de 2017

DIVALDO FRANCO FALA SOBRE O CARNAVAL





CARNAVAL
A palavra Carnaval, segundo alguns linguistas, é composta da primeira sílaba de velho provérbio latino: Carne nada vale (carnis levale), também interpretado como “festa do adeus à carne”.
Equivale dizer que se deve aproveitar a vivência carnal para desfrutar-se até a exaustão os prazeres sensuais proporcionados pelos festejos.
A sua origem perde-se na poeira dos tempos, inicialmente entre os egípcios, em festa de homenagem a Ísis, mais tarde entre os judeus, os gregos, os romanos (as saturnais) até quando a Igreja o aceitou... Posteriormente, passou a ter aspectos mais amplos e Paris encarregou-se de divulgá-lo ao mundo. Na atualidade, o Brasil é o grande campeão do Carnaval, e, segundo o Guinness Book, o do Rio de Janeiro é o maior do planeta, com dois milhões e duzentos mil foliões, seguido pelo de Salvador, Recife, Olinda...
É a grande bacanal em que tudo é válido, desde que proporcione prazer.
À medida que os valores éticos foram perdendo a força do equilíbrio e da razão, tornou-se a grandiosa exposição de erotismo e de vulgaridade, a prejuízo da sensatez e da dignidade.
Realmente, não é o Carnaval o responsável pelos descalabros a que grande parte da sociedade se permite, mas, sim, a oportunidade para desvelar-se, cada qual, da persona que lhe oculta o ser profundo.
Objetivando ser uma catarse a muitos conflitos, momento de liberar-se da melancolia, de distrair-se, de sorrir e bailar, quase numa peculiar maneira de terapia do júbilo, os instintos primários assumiram o comando do indivíduo, fazendo-o liberar-se das paixões inferiores, por intermédio do exibicionismo e do total abuso sexual. Ao mesmo tempo, a fim de contrabalançar os limites orgânicos, as libações alcoólicas, as drogas de estímulo com graves consequências, os relacionamentos apaixonados e perigosos, a violência que se faz liberada pelos transtornos da personalidade.
Considerando-se a falsa finalidade do Carnaval, a festa em si mesma proporciona alegria, liberação de pequenos traumas, diverte, desde que vivenciada com equilíbrio e moderação. Transformada, porém, em elemento de sensualidade e de exorbitância do prazer, produz mais danos que satisfações, porquanto, logo passa, mas os hábitos e licenças morais permanecem, transformando a existência em um carnaval sem sentido, mais animalizando os seus adeptos.
Nessa efusão de promiscuidade a que muitos se permitem, o contágio de enfermidade infectocontagiosas, de transtornos emocionais e sonhos que se tornam pesadelos são os frutos amargos da grande ilusão.
Se desejas alegrar-te e participar dos desfiles alegóricos, ricos de beleza e de nudez erótica, procura manter o equilíbrio, lembrando-te, porém, de que és imortal.
Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 23-02-2017.
Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.
Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -
Redação: (71) 3340 - 8800
E-mail - opiniao@grupoatarde.com.br
WhatsApp: 99601-0020

11 comentários:

  1. concordo tento que meus filhos não tenham gosto pelo carnaval nos dia de hoje não vale a pena tento distrair para outros lados de diversão mais saudavel e com menos perigos na tv não assistimos ao carnaval a outros canais te filmes e desenhos pois suas idades são de 9anos os mais velhos ja não tem interesse porque nunca mostrei interesse nesta comemoração

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado, infelizmente o maior sentido do carnaval, se perde no momento em que a razão do divertimento, substitui as ações inconsequentes.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito este comentário de Divaldo, com seria bom q os exagerados acordassem, e vivessem as oportunidades com respeito e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!!! Concordo em gênero número e grau!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns excelente artigo, muitos não sabem que festa é essa, que causa tanta destruição de famílias é muito triste ver um país onde se falta tantas coisas apoiar uma imoralidade como essa... onde um país que não tem condições de dar o mínimo a sua população mas gasta milhões com tanta baixaria...parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  6. Sem levar em conta miheres de empregos gerados, promoção de educação básica, investimemto e incentivo no esporte, pesquisas para poder um samba de enredo que consiga convencer um jurado compententíssimo nas mais diversas instâncias do conhecimento... e com clara intenção de condenar, concordo com você Divaldo.

    Mas fica claro que se trata de um julgamento a priori, sem a menor preocupação em informar com imparcialidade e justiça.

    Perdão se o meu comentário não agrada por divergir, mas como titmista de uma bateria de escola de samba, posso dizer que aprendi muito sobre igualdade, solidariedade, união, humildade... na dedicação e compromisso, mesmo que em se tratando de uma festividade.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Isaac, pelo que entendi Divaldo faz referência aos exageros que cometemos no culto ao corpo, nas promiscuidades a que nos submetemos durante esse período que nos acarreta danos morais.

    ResponderExcluir
  8. Palavras sábias deste que é um dos expoentes dá espiritualidade no Brasil.Ouvi-lo e seguir suas orientações só nos traz equilibrio e paz. Ele sabe o que diz e exemplifica em sua vida. Obrigada Divaldo! Vida longa e com saúde!
    Parabéns ao jornal que publicou está maravilhosa mensagem,

    ResponderExcluir
  9. O carnaval de São Paulo teve duas escolas que surpreenderam. Uma delas homenageou a mãe de Jesus de uma forma muito delicada , excluindo as fantasias eróticas, com pouca roupa. A outra escola de samba fez homenagem aos animais dando ênfase ao seu protetor São Francisco de Assis excluindo as fantasias feitas de penas e couro de animais mostrando a necessidade que temos em protege-Los. São sinais de mudança, de conscientização ?
    Será que estamos humanizando essa festa popular? Quem sabe são sinais de evolução do Espírito. Tomara que sim . Pelo nosso bem.

    ResponderExcluir
  10. eu vou sempre no Esfarrapados, do Bixiga, e não tem essa bacanal, há bebezinho de colo e idosos, o pessoal vai pra brincar só.

    ResponderExcluir
  11. O problema maior, não é a festa, e sim a falta de equilíbrio dos equivocados, com a vida. Brincar, dançar, faz parte das necessidades do ser, o que está fora é a distorção que hoje fazemos de qualquer momento, que deveria ser de harmonia e se torna de desespero.

    ResponderExcluir