sexta-feira, 1 de março de 2019

QUAL O LEMA DA SUA FAMÍLIA? QUAIS SÃO AS BANDEIRAS QUE A SUA FAMÍLIA DEFENDE? | POR JAIME RIBEIRO


(...)

Não é difícil tomar decisões quando você sabe quais são os seus valores.
Roy E. Disney

Quais são as bandeiras que a sua família defende?

Se você tem filhos e eu perguntar às suas crianças quais são as bases que definem a sua família, elas seriam capazes de responder?

Não estou falando em time de futebol, crenças políticas ou até mesmo religiosas. Estou perguntando se seus filhos sabem quais são os valores, princípios e virtudes nas quais vocês alicerçam as suas crenças familiares.
Se na escola ou na rua eles forem solicitados a descrever sua família, falarão que vocês defendem a honestidade, a empatia, o auxílio ao próximo e o perdão como lemas familiares?
Se a resposta for “não” ou “não sei responder”, chegou a hora de definir o que sua família defende e acredita moralmente.
Exatamente da mesma forma, como a maioria das famílias brasileiras faz logo cedo, deixando claro para qual time de futebol a criança vai torcer, ou a religião que a maioria da família professa.

É importante que seus filhos também saibam os valores e princípios sustentados pela sua família, bem como as razões que estão por trás do que vocês acreditam e representam.

Temos o dever social de deixar claro, porque posturas em favor do racismo, da intolerância, homofobia, sexismo e fanatismo são prejudiciais às pessoas e precisam ser abolidas da sociedade.
O conhecimento dos valores que vocês defendem em casa vai protege-los na hora de enfrentar a pressão dos colegas e evitará que hesitem a respeito de suas identidades morais já constituídas.
Essas palavras poderosas podem ajuda-los a se fortalecer diante de dilemas morais e apoiá-los em situações comportamentais desafiadoras. Em especial, ao longo da infância e adolescência, que são as fases mais importantes na formação educacional do indivíduo.
Definir em conjunto uma frase que representa a sua família pode ajudar as crianças a determinarem quem elas mesmas são e lembra-las das lições morais ensinadas pelos adultos responsáveis e professores.
Contudo, antes de envolver seus filhos na construção dessa tarefa, é importante perguntar-lhes quais sãos as crenças e valores mais importantes. Que tipo de família eles pretendem construir e, principalmente, quais são os comportamentos que eles observam dentro de casa, que sustentam o que a família é, ou no que ela quer se tornar.
Após esse exercício, qualquer família será capaz de listar todas as virtudes que praticam ou gostariam de praticar, tais como caridade, empatia, generosidade, tolerância, perdão e respeito. A partir daí criar, conjuntamente, o lema que a define e que sustenta quem ela é.
Para o pessoal do mundo corporativo, esse conceito deve parecer bastante familiar. Tenho certeza que algumas pessoas, até então, pensavam que ele se encaixava apenas na necessidade do mercado competitivo empresarial, acreditando que nada tem a ver com a necessidade familiar, mas não é bem assim.
Existem muitas similaridades nas necessidades de organização cultural de uma empresa e na definição das crenças familiares.
Em geral, as empresas bem-estruturadas possuem visão, missão e valores. A visão trata do que a organização deseja ser daqui a alguns anos e reforça o pensamento de longo prazo. A missão é uma explicação concisa da razão de existência da organização, que descreve o seu propósito e sua intenção, de uma forma generalizada. Os valores descrevem a cultura desejada pela empresa, são os guias comportamentais que listam os princípios que orientam e direcionam a organização.
Além dessas três bases, algumas grandes empresas também adotaram o propósito, que é a definição do que elas estão fazendo pelos outros. Essa inclusão do propósito leva o foco corporativo para um nível totalmente novo.
Com essa nova definição a empresa não apenas enfatiza a importância de servir aos clientes ou entender as suas necessidades, mas também coloca os gerentes e funcionários no lugar dos clientes, mudando a perspectiva de tomada de decisão, elevando assim o nível de serviço.

Ao definirmos conceitos semelhantes para nossa família, organizamos as crenças morais nas quais baseamos a nossa vida, multiplicando isso para os nossos descendentes.
Definir quais são esses valores e ter um propósito alinhado pode ajudar as famílias a consolidar suas virtudes e apoiar seus membros a se fortalecerem mutuamente. Parece coisa de ficção saída dos livros do George R. Martin – autor da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que inspirou Game of Thrones, conhecida série produzida pela TV americana HBO – mas é um recurso que definirá quem é a sua família.
Quando articulamos os princípios de nossa família, nossos filhos podem, efetivamente, ter mais capacidade de sustentar esses princípios. Em especial quando estão longe dos adultos, muitas vezes sob a influência de seus colegas.
A geração atual de jovens, devido à sua rotina de conexão digital, é a que mais sofre influência dos pares, colegas e amigos, em toda a História – o que os coloca numa condição de desvantagem, por não poderem usufruir da troca de experiências com os mais velhos, como as gerações anteriores puderam fazer. Isso nos obriga a redefinir a maneira como ensinamos as virtudes morais para eles.
Ao se depararem com uma oportunidade, um convite ou um pedido, e a vida exigir que façam escolhas sozinhos, eles terão uma referência clara de como devem agir. Serão mais fortes para dizer não, sem se afetar com a influência dos outros.

Estarão mais dispostos e preparados para fugir de qualquer coisa que não esteja em completa harmonia e alinhamento com os ideais ensinados dentro do campo familiar.

Os valores familiares serão os pontos de checagem, nos quais as crianças poderão submeter qualquer incerteza.
O propósito será a verificação do que a família está fazendo pelo próximo. Será a alavanca motivadora para o exercício da empatia, reforçando o desenvolvimento das habilidades necessárias, para que os membros da família busquem sempre entender a perspectiva do outro ao longo da vivência em sociedade.
No final do livro tem um template para você treinar a criação dos valores e lemas da sua família. Ao final da leitura deste livro, convide as pessoas que fazem parte do seu núcleo familiar para que construam essa importante tarefa. Certamente isso será uma experiência inesquecível para ser vivenciada junto com aqueles que você ama. Por favor, não se esqueça de enviar fotos desse momento tão especial para as redes sociais da nossa editora. Vamos ficar muito felizes em poder participar, de alguma forma, desse momento especial que vai mudar a vida de vocês.
Lembre-se, ao publicar utilizar as hashtags:
#EspalheEmpatia #EmpatiaJaimeRibeiro e #Letramais.

(...)

Capítulo do livro "EMPATIA - Por Que As Pessoas Empáticas Serão Os Líderes do Futuro?"


Empatia por Jaime Ribeiro

Clique na imagem para saber mais.




Siga Jaime Ribeiro nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário