terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Acenda suas velas. Do livro "Pensamentos Que Ajudam" por José Carlos De Lucca




É melhor acender uma vela do que 
amaldiçoar a escuridão.
Confúcio


Na hora da tempestade, o melhor a fazer é abrir o guarda-chuva. Quando fizer frio, agasalhe-se. No calor, refresque-se. Na escuridão, acenda uma luz.

Quando a dificuldade bater à nossa porta, façamos o mesmo, isto é, tenhamos atitudes que nos levem à solução do problema, e não ao seu agravamento. Amaldiçoar o obstáculo nos tira do caminho das soluções. Exasperar-se, praguejar ou revoltar-se são reações que tornarão o problema maior do que é. Esses estados explosivos nos tiram do controle da situação, perdemos o bom-senso, a capacidade de raciocínio fica afetada, e, por consequência, a chance de tomarmos uma atitude equivocada é muito grande. E isso quer dizer: problema agravado!

No final das contas, ficamos com os nervos em frangalhos, esgotados mentalmente, com dores pelo corpo, insônia, mau humor, irritação, pressão arterial elevada e problemas de coluna. Bombardeados pelo excesso de adrenalina e envoltos por energias negativas atraídas por nossa exasperação, nos tornamos uma verdadeira “panela de pressão”, prestes a explodir a qualquer momento e, o pior de tudo, sem forças para resolvermos o problema que ainda está conosco!

Por isso, diante de qualquer dificuldade, sobretudo daquela que nos surge inesperadamente, o melhor a fazer é acender uma luz, vale dizer, adotar comportamentos que nos ajudem a clarear a situação, enxergando o problema na sua exata dimensão e iluminando nossos pensamentos para as soluções possíveis, agindo com lucidez na mente, serenidade no espírito e a certeza de que, por vezes, são situações assim que nos levam a procurar a vela para alumiar a escuridão em que nos encontramos. Toda dor tem um propósito regenerador! 
Em sã consciência, ninguém consegue brigar contra a escuridão, porque, se a escuridão é ausência de luz, a única estratégia possível para vencê-la é iluminar o nosso caminho. Eis algumas “velas” que podemos acender quando a escuridão chegar: fiquemos um pouco em silêncio, refletindo no aprendizado para o qual a vida está nos chamando; procuremos nos acalmar, sabendo que para tudo há jeito; façamos uma prece; conversemos com um amigo; abramos um livro de orientações espirituais; ouçamos uma canção que nos inspire coisas boas; procuremos ajuda de um profissional especializado; busquemos socorro e orientação no templo da nossa fé; caminhemos num parque, absorvendo as energias da natureza, que ali se encontram em abundância.

Ajuda muito, também, nos lembrarmos das coisas pelas quais devemos ser gratos. Nossa vida não pode se tornar num canteiro de queixas e azedume! Vamos nos recordar de quantas coisas boas já nos aconteceram e ainda continuam nos felicitando todos os dias! A gratidão é um grande farol a dissipar a escuridão dos maus momentos.

E continuemos trabalhando e confiando em Deus. O mesmo Pai que ontem nos sustentou em dificuldades, talvez até maiores, haverá de nos sustentar hoje, outra vez, se nos dispusermos a acender as nossas velas! 

Capítulo do livro "Pensamentos Que Ajudam".

Pensamentos Que Ajudam por José Carlos De Lucca

Clique na imagem para saber mais.


 Siga o autor nas redes sociais
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário