Trecho da entrevista do autor Jaime Ribeiro para a revista Você S/A.
Jaime Ribeiro, educador: “O jeitinho brasileiro é a maior expressão da nossa falta de empatia, porque significa se dar bem sem se importar com o próximo”
A empatia é a competência do futuro, diz autor
Educador Jaime Ribeiro lança livro sobre como o excesso de interações digitais vai afetar nossas emoções e quais serão as habilidades mais valorizadas nos líderes daqui para frente
POR ALVARO BODAS
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Para o educador, escritor e palestrante Jaime Ribeiro, em breve, essa será a habilidade mais importante para a humanidade, em um mundo dominado por interações digitais.
Autor do livro Empatia – Por que as pessoas empáticas serão os líderes do futuro? (Letramais Editora), lançado em dezembro, ele acredita que, sem empatia, corremos o risco de perder os elos emocionais, que foram essenciais na construção da sociedade. Na obra, ele analisa como as novas tecnologias afetarão nossos relacionamentos e emoções, o que devemos ensinar às novas gerações e quais serão as habilidades mais exigidas dos líderes em um futuro próximo, dominado pela inteligência artificial e serviços executados por robôs, entre outras questões.
Jaime tem 46 anos, nasceu em Recife e se formou em Engenharia Química antes de fazer MBA em Gestão de Negócios na Universidade Federal de Pernambuco e MBA em Marketing na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. Atualmente, é escritor, palestrante, estudioso das habilidades socioemocionais e diretor de marketing da Pearson do Brasil, grupo de educação presente em mais de 70 países. Seus estudos abordam aspectos humanos como empatia e liderança por meio das chamadas soft skills, que já são as competências mais requisitadas no mundo corporativo. Ele também é membro da ONG Fraternidade sem Fronteiras, em que se dedica a melhorar o acesso à educação de crianças e jovens que vivem em extrema pobreza em cidades do Brasil e da África.
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O que é empatia, e como ela afeta as relações de trabalho?
É a habilidade de se colocar no lugar do outro, saber como ele se sente e mudar seu comportamento a partir disso. Foi essa habilidade que nos trouxe onde estamos, como seres humanos. Nas empresas, se colocar no lugar do outro é importante para tudo: entender o cliente e saber o que ele quer, promover o engajamento da equipe, diminuir o turnover e melhorar as relações entre funcionários e gestores. As habilidades humanas, hoje, são as características mais requisitadas no mercado de trabalho. Durante muito tempo, os conhecimentos técnicos foram priorizados por causa da inovação, mas agora as habilidades emocionais são bem mais importantes, já que as habilidades técnicas podem ser supridas com muito mais facilidade. Saber trabalhar em grupo, conseguir se expressar, ter criatividade e capacidade de adaptação são habilidades humanas cada vez mais valorizadas. Por isso elas são as competências essenciais para os líderes do futuro. E a empatia é o epicentro dessas habilidades.
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