quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

AMOR PRÓPRIO E EGOÍSMO: ENTENDA A DIFERENÇA - CAPÍTULO DO LIVRO EU ESCOLHO SER FELIZ POR ROSSANDRO KLINJEY


(...)

Muita gente confunde amor próprio com egoísmo. Então, vamos tentar fazer essa distinção, de modo que nós possamos contribuir com a nossa capacidade de nos amarmos. Uma coisa muito importante é que o amor próprio não é condicional. O que eu quero dizer com isso? É que muita gente só se amaria se fosse muito bonito, muito rico, muito capaz e muito inteligente.

Nesse caso, eu tenho uma notícia meio ruim para lhe dar: várias pessoas são mais bonitas, ricas, inteligentes, capazes e até melhores do que você. Logo, se você ficar se comparando com as outras pessoas, sempre será infeliz. Assim, você não tem que impor uma condição para se amar. Você tem que se amar e ponto, do jeito que você é. Isso não quer dizer que você não vá buscar se melhorar, procurar ser uma pessoa mais capaz e até melhorar sua aparência. Contudo, existe limite. Nós não somos maleáveis como massa de modelar. Temos um limite que precisa ser respeitado, inclusive por nós mesmos. 

Além de não ser condicional, o amor próprio não é vaidoso.

Muitas pessoas têm grande necessidade de alardear suas próprias qualidades ou realizações. No entanto, quando alguém se comporta assim não está afirmando que se ama, mas mostrando o quanto é carente. Na verdade, essa pessoa está pedindo o amor do outro.
Portanto, pense muito bem antes de fazer um autoelogio. É importante que as pessoas digam que você é bom, mas não você mesmo. Fica chato e até inconveniente.

E o que não é amor próprio?

Amor próprio não é agir sem considerar se a minha ação afeta outras pessoas. Quem se ama respeita o outro e zela para que o seu modo de vida não o prejudique. Seja no casamento, no ambiente de trabalho ou em qualquer relacionamento de um modo geral, a pessoa que se ama de verdade prima por ser aquela que agrega, não a que separa.

Amor próprio também não significa fazer algo de bom para alguém, como ajudar ou dar um conselho, e depois ficar cobrando a conta pelo resto da vida. Doar-se, em qualquer nível, não se constitui numa infantil troca de favores. Aquele que se ama tem a capacidade de compreender que contribuiu com o outro sem que isso implique um débito. Amor próprio também não significa que, quando você acerta, o mérito seja apenas seu, mas, quando você erra, a culpa é do outro. Muitas pessoas têm a postura infantil de achar que, se tudo saiu bem, é porque foi fruto de um esforço pessoal, enquanto nos momentos em que os resultados não são satisfatórios é porque alguém deu um mau conselho ou não contribuiu com elas. É preciso que você assuma seus erros e tenha a capacidade de se responsabilizar pelas suas próprias escolhas.

E o que significa amor próprio?

Amor próprio significa não permitir que seus sentimentos sejam desorganizados. Você cuida dos seus sentimentos, assumindo a responsabilidade de cuidar da própria raiva, angústia, medos e vacilações sem projetá-los no outro. Então, quando você chegar a casa ou ao trabalho, não cabe jogar seus sentimentos desorganizados nas costas de outras pessoas, pois esses sentimentos são algo com que você precisa aprender a lidar.

É igualmente importante entender sobre o valor. Você precisa cuidar de si mesmo e valorizar-se, para que não necessite sempre da opinião dos outros para se sentir importante, pois a pessoa mais importante para você é você mesmo. Tem muita gente insegura, que fica sempre pedindo opinião alheia a seu respeito. Você tem de ser capaz de ser referência para si próprio, gostar de si como realmente é, não como as pessoas projetam em suas visões infantis segundo as quais você precisa ser sempre excepcional. Afinal, você não é nem nunca será o que os outros querem que você seja. Simplesmente, a vida tem de ser vivida como ela é, e nós temos de ser gratos pelo que já conquistamos.

Eu o aconselharia a ouvir uma linda canção de Dani Black, que contou com a participação mais que especial de Milton Nascimento, chamada Maior¹. Eis um trechinho dela para você se inspirar:

Eu sou maior do que era antes
Estou melhor do que era ontem
Eu sou filho do Mistério e do Silêncio
Somente o tempo vai me revelar quem sou

O que isso significa? Que você não sabe ainda quem você é, pois você, assim como eu, é um ser em eterna construção. Ame-se!




[1] Milton NASCIMENTO; Dani BLACK (Intérpretes). Maior. In: DANI BLACK (Compositor, intérprete). Dilúvio (2015). Álbum disponível para download em: <daniblack.com.br>. Videoclipe disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mc1ANOYexlI>. Acesso em: 18 dez. 2017.

(...)

Capítulo do livro "Eu Escolho Ser Feliz"


Eu Escolho Ser Feliz por Rossandro Klinjey

Clique na imagem para saber mais.




Siga Rossandro Klinjey nas redes sociais:










Nenhum comentário:

Postar um comentário