A vida de Stephen Hawking é uma lição de vida a qualquer um de nós! Desde os vinte e poucos anos, portador de uma doença degenerativa que o prostrou em uma cadeira de rodas, fez com que seu corpo ficasse todo encarquilhado e praticamente incapaz de qualquer coisa.
Qualquer um se tornaria infeliz, se julgaria incapaz e passaria a reclamar da vida.
Não Stephen Hawking. Exemplo de luta, não se deixou abater pelas contrariedades da vida nem pelas limitações impostas por um corpo defeituoso que não correspondia à sua mente fulgurante!
Tornou-se o físico mais respeitado e mais importante do mundo atual, escreveu livros de extrema importância, como Uma Breve História do Tempo, Buracos Negros, O Futuro do Tempo e do Espaço, O Universo em uma casca de noz.
Vai-se o homem, fica sua obra grandiosa, seu esforço, sua obra e seu exemplo.
Podemos citar ainda outros exemplos magníficos de homens que não se deixaram abater pelas limitações da vida como o grande Jerônimo Mendonça, que também prostrado em um leito ditou livros de estimulo à vida, fundou uma creche e dava palestras motivadoras.
Ou ainda lembrar nosso irmão Bueno, um irmão excepcional acolhido desde a infância pelas Casas André Luiz, que também prisioneiro de um leito, não permitiu que isso fosse empecilho para enviar mensagens de bom ânimo e alegria para o mundo inteiro e ainda de quebra, publicou um livro intitulado "Me leva que eu vou".
Onde se conclui que o espírito indomável não se verga às injunções da matéria nem às dificuldades ou às contrariedades da vida.
A morte de Stephen Hawking representa uma grande perda para a humanidade. Sem ele o mundo ficou mais pobre, mais vazio e sem graça.
Antonio Demarchi
Saiba mais sobre Antonio Demarchi
Enquanto o mundo se debruça sobre a morte de Stephen Hawking, por que não seguir contra o fluxo?
Vamos nos permitir olhar para a vida de alguém que transcendeu o título de cientista mais importante pós Einstein. A vida de Hawking vai além da ciência, é o exemplo de alguém que não se deixou limitar pelas próprias limitações.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) que paralisou os músculos do corpo de Stephen não foi capaz de paralisá-lo frente a vida. Isso me leva a refletir que tendemos muitas vezes a tornar gigantes as nossas pequenas paralisias.
Que nos fique o exemplo de Stephen. A vida é dinâmica, e nos exige movimento. Mesmo que você não se mova ainda assim é possível continuar caminhando.
Vencer a si mesmo, eis o grande desafio que o homem enfrenta todos os dias.
A maioria prefere culpar o mundo e as dificuldades, os gênios sonhadores como Stephen Hawking enfrentam os vastos desertos que carregam dentro de si e se tornam estrelas a iluminar o mundo.
Olhando para ele chego a sentir vergonha das vezes em que me queixei, em que responsabilizei alguém por aquilo que minha incompetência não realizou.
No campo da ciência também existem missionários e o cientista inglês é o mais claro exemplo.
Ele influenciou gerações, com sua oratória?
Não, tornou-se referência por seu discurso silencioso e ativo.
Era bem humorado, teve três filhos, escreveu livros e plantou árvores dentro das mentes inquietas, que não se deixam aprisionar pelo pensamento dos outros, mas que ousam ter a própria identidade e pensar sozinhos.
Pensando na sua vida e em sua contribuição para o progresso humano chego a considerar que ele manteve estreita comunhão com Deus, por que era religioso?
Por que, ia a igreja?
De jeito nenhum, sua comunhão com Deus se dava na liberdade e capacidade de raciocinar livremente.
O templo de Deus é a mente humana, justamente onde estão escritas suas leis, na consciência.
O tempo vai passar e por muitos séculos iremos refletir sobre a capacidade de um homem que não "falava", não andava, mas teve uma vida produtiva e feliz através da sua rara inteligência e percepção da vida.
Stephen Hawking está no mesmo patamar, ou acima, de Galileu Galilei e Albert Einstein, muito obrigado!
Adeilson Salles
Bela Homenagem!!
ResponderExcluirFoi-se o grande gênio desse século...........cumpriu -se sua missão de avatar........deixou uma herança inestimável que é seus livros.......parabéns Stephen Wawking ........
ResponderExcluir